X
Publicidade
BLOG
07 MAI 2013 - NOTÍCIAS
Previdenciário - Empresa Obtém Liminar para Excluir Tributos do Cálculo da Contribuição Patronal
A Justiça Federal de Osasco/SP concedeu liminar para empresa de tecnologia interessada na exclusão do ISS e do ICMS da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal incidente sobre a receita bruta.

Com a edição da Lei nº 12.546, de 2011, que possibilitou a desoneração da folha de pagamentos de algumas empresas, a contribuição previdenciária passou a ser recolhida sobre 2% da receita bruta. No caso, a empresa buscou na justiça a confirmação da tese de que a parcela correspondente aos tributos devem ser excluidas do cálculo da contribuição.

Segundo divulgado pelo "Valor Econômico", do dia 03/05, o juiz da 2ª Vara Federal de Osasco destacou que há julgamento pendente no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins, "cujos fundamentos são aplicáveis também ao ISS, pois são tributos de mesma natureza sob a competência de entes diversos". E na definição adotada, o conceito de faturamento ou receita bruta não implica "totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurídica". Assim, segundo o magistrado, " o fato de o ICMS estar agregado ao preço da mercadoria não lhe retira o caráter de tributo. E se é tributo, não é faturamento ou receita. O mesmo entendimento, segundo o juiz, "pode ser aplicado ao ISS".

Fonte: Valor Econômico - Por Adriana Aguiar - http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/, em 07/05/2013.
BEM-VINDO AO BLOG

Sem dúvida sua colaboração enriquecerá o debate e poderá auxiliar outros visitantes que estejam pesquisando o tema em pauta. Se for de seu interesse podemos divulgar seu artigo. Envie-nos seu material e anexe o arquivo respectivo. Os artigos deverão versar sobre matéria tributária ou gestão pública e vir acompanhados de um breve curriculum do autor.


CATEGORIAS

BRASIL (40)
ECONOMIA (1)
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS (2)
GESTÃO PÚBLICA (51)
HUMOR (29)
ISSQN (4)
LISTA DE SERVIÇOS - ENQUADRAMENTO (1)
MUNICÍPIOS (142)
NOTÍCIAS (172)
OUTROS (6)
SIMPLES NACIONAL (11)
TRIBUTÁRIO (59)
VOLTAR AO TOPO
Verifique a situação da sua consulta
digitando seu número de protocolo
Desenvolvido
©2022 - Plantão Fiscal
Todos os direitos reservados.