X
Publicidade
BLOG
21 SET 2013 - MUNICÍPIOS
Brasil – 300 Milhões Desviados de Institutos de Previdência Municipal
Resultado de dezoito meses de investigação pela Polícia Federal, com apoio do Ministério da Previdência Social e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foram apuradas fraudes em diversos institutos de previdência municipal, cujo prejuízo pode chegar a 300 milhões de reais.

O esquema criminoso operava em quinze prefeituras: Manaus/AM, Ponta Porã/MS, Murtinho/MS, Queimados/RJ, Formosa/GO, Caldas Novas/GO, Cristalina/GO, Águas Lindas/GO, Itaberaí/GO, Pires do Rio/GO, Montividiu/GO, Jaru/RO, Barreirinhas/MA, Bom Jesus da Selva/MA e Santa Luzia/MA.

Lobistas eram utilizados para convencer prefeitos e gestores dos regimes próprios de previdência social dos municípios para favorecerem a aplicação de recursos em fundos de investimentos formados por “papéis podres”. Pelo favorecimento prefeitos e gestores recebiam um percentual de gratificação calculado sobre o valor aplicado.

Iniciada nesta última quinta-feira, dia 19, a operação tinha mandados de prisão e de busca e apreensão para serem cumpridos. Ao todo a operação efetuou 20 prisões (16 no Distrito Federal, 2 em Goiânia/GO e 2 no Rio de Janeiro) e 74 apreensões em diversos estados.

Os acusados poderão responder por crimes de gestão fraudulenta, operação desautorizada no mercado de valores mobiliários, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Fonte: DPF - http://www.dpf.gov.br/agencia/noticias/2013/09/balanco-da-operacao-miqueias-df; Painel político - http://painelpolitico.com/2012/fraudes-envolviam-jaruprevi-instituto-de-previdencia-do-municipio-diz-pf/, disponíveis em 19/09/2013
BEM-VINDO AO BLOG

Sem dúvida sua colaboração enriquecerá o debate e poderá auxiliar outros visitantes que estejam pesquisando o tema em pauta. Se for de seu interesse podemos divulgar seu artigo. Envie-nos seu material e anexe o arquivo respectivo. Os artigos deverão versar sobre matéria tributária ou gestão pública e vir acompanhados de um breve curriculum do autor.


CATEGORIAS

BRASIL (40)
ECONOMIA (1)
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS (2)
GESTÃO PÚBLICA (51)
HUMOR (29)
ISSQN (4)
LISTA DE SERVIÇOS - ENQUADRAMENTO (1)
MUNICÍPIOS (142)
NOTÍCIAS (172)
OUTROS (6)
SIMPLES NACIONAL (11)
TRIBUTÁRIO (59)
VOLTAR AO TOPO
Verifique a situação da sua consulta
digitando seu número de protocolo
Desenvolvido
©2022 - Plantão Fiscal
Todos os direitos reservados.